quinta-feira, 5 de novembro de 2015

NUCA realiza Mobilização da campanha Por uma Infância sem Racismo

Palestrante, facilitadoras e diretora do NUCA,
representantes dos movimentos sociais e da Articulação Pró Selo UNICEF.
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Caucaia (NUCA), em parceria com a Articulação Pró Selo UNICEF Caucaia e a Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 04 de novembro, a primeira ação de mobilização da campanha “Por uma Infância sem Racismo” em Caucaia. O evento ocorreu no auditório do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia e contou com a participação de adolescentes da rede municipal de ensino, professores, representantes do governo municipal, das comunidades indígenas e quilombolas.

A solenidade de abertura foi realizada pelas facilitadoras do NUCA, Mara Ramos e Sabrina Gonzaga, que inicialmente convidaram a articuladora do Selo UNICEF Caucaia, Cláudia de Paula, para dar boas vindas a todos, momento em que também aproveitou para abordar sobre a importância de todos contribuírem para a redução das disparidades sociais. Em seguida a diretora do NUCA, Vitória Priscila, em sua explanação, falou sobre a dimensão da realização desse evento e do envolvimento dos jovens na luta contra a intolerância. As representantes das comunidades quilombolas e indígenas de Caucaia, Cláudia Oliveira e Margarida Teixeira, respectivamente, foram convidadas a fazer o uso da palavra, engrandecendo o objetivo do evento e alertando sobre o impacto do racismo na vida de toda a sociedade.

A mobilização contou ainda com a realização de uma palestra, ministrada pela jornalista, especialista em Gestão Escolar e mestranda em Políticas Públicas e Sociedade, Renata Cordeiro, com o tema “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: A Busca pelo Reconhecimento de uma Realidade Histórica”. Momento em que foi realizado um resgate histórico da cultura afro-brasileira e indígena até os dias atuais, demonstrando o porquê da necessidade da realização de políticas públicas para os diversos setores da sociedade, de acordo com os indicadores de desigualdade social.

A campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que foi lançada em Caucaia em evento ocorrido no dia 16 de setembro de 2015, terá continuidade através de oficinas realizadas nas escolas municipais, pelas facilitadoras do NUCA, com o propósito de ampliar os conhecimentos para os jovens acerca do impacto do racismo na infância, promovendo iniciativas de redução das diferenças e valorizando a diversidade.

De acordo com o UNICEF, a campanha Por uma Infância sem Racismo tem como principal objetivo realizar trabalhos de conscientização, mobilização e incentivo através de reuniões, divulgações em meios de comunicação e palestras, além de priorizar as “Dez Maneiras de Contribuir para uma Infância sem Racismo”.

Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 3368-8633 / 99820-9400)