quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Programa Bem Estar mostra Projeto que resgata cultura negra ao ensinar a cuidar dos cabelos crespos

O programa Bem Estar, da TV Globo, mostrou, no último dia 15 de agosto, projeto que visa os cuidados com os cabelos crespos, da Casa Cultural do Morro, uma Organização Não Governamental (ONG), localizada na comunidade Carlos Dias, Rebenta Rabicho, com sede na cidade de Viçosa MG, que busca resgatar a cultura negra através de vários projetos.

Clique aqui e assista ao vídeo!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Programa Notícias da Gente faz reportagem sobre o I Fórum Comunitário pela Criança e o Adolescente.


No último dia 12 de agosto foi ao ar, reportagem realizada sobre o I Fórum Comunitário pelo Programa Notícias da Gente, da TV Metrópole.

Clique aqui e assista ao vídeo!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

I Fórum Comunitário pela Criança e o Adolescente acontece com expressiva participação da sociedade civil


O I Fórum Comunitário pela Criança e o Adolescente de Caucaia ocorreu no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão (CETREX), no último dia 04 de agosto e contou com a participação expressiva da sociedade civil, de lideranças comunitárias, religiosas e de movimentos sociais, de crianças e adolescentes, da Câmara Municipal de Vereadores, dos Conselhos Municipais, e de atores do Governo Municipal de Caucaia. Estima-se que cento e quarenta pessoas estiveram presentes.

Na abertura do Fórum pronunciaram-se o Prefeito Municipal, Washington Luiz de Oliveira Gois, que em sua fala exaltou a importância da realização de um diagnóstico que identifique a situação da criança e do adolescente em Caucaia, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Cecília Abreu, que abordou sobre a atenção referente às garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente e a representante da Comissão Intersetorial da Articulação Pró Selo UNICEF Caucaia, a adolescente Vitória Priscila, que falou sobre a importância do evento para os jovens do município.
 
Prefeito Municipal, Washington Gois.
A solenidade de abertura do evento foi conduzida por adolescentes do Núcleo de Cidadania da Criança e do Adolescente (NUCA) que apresentaram a metodologia do Fórum, a realização dos encontros preparatórios e as apresentações artísticas, que ocorreram com a participação de alunos da Escola Antônio Miranda de Melo com o grupo Filhos da África, abordando através da dança a identidade cultural e o estimulo a cultura étnico-racial, e da Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEM), que apresentaram a música “Você é Especial”, enfatizando a igualdade entre as pessoas.

Após a abertura a Articuladora Municipal, Cláudia de Paula, apresentou o diagnóstico, que foi desenvolvido em parceria com representantes das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde, Turismo Cultura, Esporte e Juventude, Governo e Articulação Política, Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, Assessoria de Comunicação, Prefeito Amigo da Criança, Conselho Tutelar e COMDICA e possibilitou a análise sobre a situação da infância e da adolescência no município, com base nos indicadores oficiais. Em seguida foram realizados grupos onde foi possível a participação dos diversos seguimentos da sociedade para a elaboração de propostas visando a realização de um Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.

Segundo o guia de orientação do Fórum para os municípios do Semiárido, do Selo UNICEF, O Fórum comunitário é um espaço de engajamento da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e participação social. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 3368-8633)