segunda-feira, 24 de março de 2014

Articulação Pró Selo UNICEF marca presença no III Encontro da Agenda Cearense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

O III Encontro da Agenda Cearense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ACEPETI) ocorreu nos últimos dias 20 e 21 de março, no hotel Oásis Atlântico Imperial, localizado na Avenida Beira Mar, 2500 - Meireles, Fortaleza - CE e foi realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (Apdmce).

Salão do hotel Oásis Atlântico Imperial.
O evento teve como objetivo a construção da agenda de atuação da ACEPETI nos municípios para o ano de 2014, que visa o fortalecimento da rede de prevenção, proteção e combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Menor Trabalhador, a partir do fluxo e contra fluxo de ações da Rede Interinstitucional, do estudo de casos e da proposição de diretrizes de atuação do plano municipal, além da capacitação de agentes municipais que atuarão na prevenção e erradicação do trabalho infantil, em todo o Estado do Ceará, agindo como multiplicadores de ações nos municípios que representam.

Representante da Articulação Pró Selo UNICEF de 
Caucaia, Renata Cordeiro e Presidente do COMAD,
Dora Soares, prestigiam o evento.
A Agenda Cearense está em fase de elaboração com a participação de 75 municípios de todas as regiões do Estado, representados por técnicos da Saúde, Educação e Assistência Social. As ações serão desenvolvidas através de cinco momentos, tais como: a realização de capacitação com 72h/a; formação, nivelamento de informações e identificação da rede municipal de políticas públicas de combate ao trabalho infantil; multiplicação do conteúdo da capacitação nos municípios; mapeamento do trabalho infantil; realização de campanha socioeducativa e seminário de socialização das atividades desenvolvidas nos municípios.


Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 9233-3323)

2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil é promovida em Caucaia

Na busca por uma sociedade mais segura, visando também, a proteção e a segurança para as crianças e adolescentes, a Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia esteve presente na 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Auditório do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia.
A Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC) ocorreu no último dia 21 de março, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia e foi promovida pela Secretaria de Segurança Urbana e Tecnologia do município. O evento teve em sua programação a apresentação e aprovação do regulamento da CMPDC, palestras sobre a Defesa Civil Municipal, Metodologia e eixos temáticos, além da realização de grupos de trabalho e plenária para a validação dos relatórios dos grupos de trabalho e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.
De acordo com o próprio regulamento, a CMPDC tem o objetivo de promover a participação, o controle social e a integração de políticas públicas relacionadas a defesa civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil. Deve promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil e avaliar a ação governamental, em especial quanto a implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC, dentre outras regulamentações.
A CMPDC é uma das etapas que antecede a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil que ocorrerá em Brasília – DF, de 27 a 30 de maio de 2014 e que terá como um de seus objetivos ouvir ideias sobre como reduzir os riscos de desastres existentes nos municípios, além de fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec).
Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 9233-3323) 

quinta-feira, 20 de março de 2014

Programa de TV Notícias da Gente entrevista Articuladora do Selo UNICEF de Caucaia

O programa Notícias da Gente divulgou no último dia 18 de março, entrevista com a Articuladora do Selo UNICEF de Caucaia, Cláudia de Paula, que foi ao ar pela TV Metrópole, canal 26, no dia 12 de março.

Na ocasião a Articuladora falou sobre a adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2013-2016, pelo município de Caucaia. “Hoje dos 184 municípios do Ceará, 160 estão inscritos no Selo, só que os municípios têm características diferentes, características de renda, características de população e Caucaia faz parte de um grupo específico que é o que tem os maiores municípios”, afirmou Cláudia de Paula.

Também foi abordada a questão da realização de políticas públicas para a região do semiárido do município. A Articuladora falou sobre a elaboração de um programa que levará serviços públicos para essas regiões. “Levaremos as políticas e os serviços públicos para essas regiões de sertões mais distantes onde, geralmente, fica mais difícil as políticas chegarem e também fica difícil aquela população procurar as instituições”.


Para mais informações, acesse o link abaixo e assista ao programa completo.


Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 9233-3323) 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Caucaia lança Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia crianças e adolescentes de instituições

Na defesa da melhoria de vida de crianças e adolescentes de Caucaia, a Articulação Pró Selo UNICEF esteve presente no lançamento do Programa, que fortalece a agricultura familiar.


Auditório da Escola Profissionalizante de Caucaia.
No último dia 12 de março, o Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que além de fortalecer a agricultura familiar, beneficia comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, empreendimentos familiares, Organizações Não Governamentais, Instituições e a sociedade civil. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Valmir da Silva, localizada na Rua Cel. Correia, em Caucaia-CE e teve a participação de agricultores rurais e membros da sociedade civil.

O lançamento contou com a presença do Vice-Prefeito Cel. Paulo de Tarso Magalhães Guerra, que ao ser convidado a fazer o uso da palavra, inicialmente registrou elogio ao secretário de Desenvolvimento Social, Eriémerson Nobre Gonçalves, pela dedicação concedida aos trabalhos realizados na secretaria, entre outros. Em seguida, abordou a importância da aquisição do PAA para o município.

Durante o lançamento ocorreram apresentações culturais de dança, esporte e teatro realizadas por crianças do Instituto Pró Família, beneficiadas pela agricultura familiar. Além de depoimentos de representantes de instituições demonstrando como as comunidades também estão sendo beneficiadas.

Crianças do Pró Família em apresentação.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário o Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.



Assessoria de Comunicação da Articulação Pró Selo UNICEF de Caucaia
Renata Cordeiro (selounicef@caucaia.ce.gov.br, 85 9233-3323) 

sábado, 8 de março de 2014