segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

III BRINCAR É PRECISO

O III Brincar é Preciso, realizado de 17 a 27 de Janeiro de 2012, aconteceu em quatro regiões do município de Caucaia, sendo elas: Sede, BR-222, Jurema e Praia. O referido projeto foi elaborado e executado pela Comissão Pró-Selo UNICEF de Caucaia e Núcleo de Esporte na Escola da Secretaria Municipal de Educação.                                
III Brincar é Preciso


O Projeto oportunizou às crianças, jovens e adolescentes a interação com manifestações culturais, com apresentações artísticas de dança afro, capoeira, banda de lata e dança popular.
Banda de Lata
Capoeira
Danças Típicas

O estímulo as atividades físicas, cidadania e qualidade de vida ficou à cargo de atividades lúdicas, tais como músicas, brincadeiras, gincanas e jogos cooperativos, sempre tendo como base os valores que formam o cidadão, como respeito, solidariedade e companheirismo.


Jogos cooperativos

Atividades lúdicas



Orientações sobre cidadania

Com essas divertidas atividades, foram beneficiadas 09 escolas da rede municipal de ensino atendendo 450 crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Gincanas








sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Universidade Federal do Ceará lança Seleção para o Curso de Formação Continuda em Conselho Escolares em 2012

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual, em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares, comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos ao Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II - Turma: 2012, em nível de Extensão Universitária, na modalidade à distância.

A Formação Continuada em Conselhos Escolares faz parte das ações do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares no ano de 2012, promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A proposta de capacitação tem como principal objetivo promover ações direcionadas aos Conselhos Escolares para formação e atualização dos conhecimentos necessários à implementação e consolidação do Programa.

O curso destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO.

1. Para Acessar o Formulário Online de Inscrição: CLIQUE AQUI

2. Para Acessar o EDITAL completo: CLIQUE AQUI

Outras informações no site: www.virtual.ufc.br/gpege

Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos seguintes telefones: (85) 3366.90.24 / (85) 3366.90.31 / (85) 9987.4600 / (85) 8605.3938. Horário de Atendimento da Secretaria do Curso na UFC: De Segunda a Sexta de 8 às 12h e de 14 às 18h (Horário de Brasília).

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RANKING TRABALHO INFANTIL NO BRASIL


Esta semana saiu na imprensa local o ranking do trabalho infantil no Brasil. Entre 2009 e 2010, o Ceará caiu do 4º para o 15º lugar na pesquisa. Esses dados foram levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), de acordo com os resultados do último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou um total de 38.691 crianças e jovens até os 13 anos de idade em condições de trabalho infantil, no estado. No Brasil, o número é de 709.989 crianças.

Antônio de Oliveira Lima, procurador do trabalho, afirmou que o Ceará subiu 11 posições devido a um conjunto de ações postas em prática pelo MPT e pelas instituições que compõem o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEETI). 

Anualmente são feitas campanhas na época do dia 12 de junho, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, além do trabalho realizado em 130 municípios cearenses, pelos educadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). 

O fato das famílias inscritas no  Bolsa Família receberem o benefício apenas se as crianças estiverem frequentando a escola, também foi um fator que colaborou com os resultados, segundo Oliveira Lima.

Devemos comemorar a conquista, no entanto, não podemos nos acomodar e esquecer que ainda há muito a fazer. O Brasil firmou um compromisso com a Organização Internacional do Trabalho que tentará erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016.

E agora, após todas essas informações, fica a pergunta: o que nós, que trabalhamos com o brincar, podemos fazer para contribuir com a diminuição do número de crianças cearenses que hoje são forçadas a trabalhar? Criança nasceu para brincar, ser livre, correr, pular, rir muito, e se desenvolver de forma plena e integral. Tirá-la desse universo e expô-la a atividades perigosas, penosas e insalubres é uma agressão ao seu ser e aos seus direitos.

Os educadores sociais brinquedistas podem levar o tema da exploração do trabalho infantil para ser discutido dentro das escolas que visitam; ou entre as famílias que acompanham os filhos nas brincadeiras. 

Ele pode virar tema de peça teatral, de esquete, de uma atividade de pintura, de leitura ou de desenho. Assim, as crianças e adolescentes tem chance de também expor o que pensam, de uma forma mais leve e apropriada. Uma coisa é fato; quanto mais se falar, refletir, discutir, chamar atenção para o assunto, com certeza estaremos contribuindo para que nas próximas pesquisas, coloquemos o Ceará não no 15º, mas no último lugar deste ranking.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os benefícios da cultura indígena no currículo escolar


Foto: Apresentação de Alunos da Escola Antônio Miranda


A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. 

Sancionada em 11 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar, determina que os sistemas normativos das culturas afro-brasileira e indígena integrem o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, dando ênfase às áreas de Literatura, Artes e História, tanto na rede particular quanto pública. 

Tal exigência é vista como uma iniciativa rica que resgata uma questão importante da escola, propiciando aos alunos maiores oportunidades de conhecer o processo de construção do país, bem como compreender a história indígena do passado e do presente, inclusive os aspectos positivos dessa população em relação à cultura brasileira.

A lei tende a beneficiar a formação curricular, visto que irá gerar abordagens inovadoras em relação à história indígena nas escolas.
Foto: Apresentação de Alunos da Escola Antônio Miranda



Vale ressaltar que essa nova lei oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais que fizeram parte da história do seu país, pois a abordagem realizada nas escolas estava voltada para a história européia, sendo desprezadas as sociedades africanas, sul-americanas que apresentam uma íntima relação com a história do Brasil. 

É de suma importância que os professores busquem meios de se informar a respeito dessa cultura, tanto antigamente como na atualidade, podendo desenvolver com seus alunos um trabalho competente e gratificante. 

Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.


Comissão Pró Selo UNICEF e Núcleo de Esportes da SME Realizam o Projeto de Férias “Brincar é Preciso”


Do dia 17 a 27 de janeiro de 2012, a Comissão Pró Selo UNICEF em parceria com o Núcleo de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, realizará o projeto de férias Brincar é Preciso. Será a terceira vez que a Secretaria de Educação oferecerá este serviço para as crianças e adolescentes do município.
As atividades acontecerão no turno da manhã, a partir de 08 horas, com temáticas que abordarão os temas do UNICEF, que analisa a qualidade de projetos escolares e comunitários.  Serão desenvolvidas atividades de recreação, desportos, danças, oficinas de arte e palestras educativas, que serão trabalhadas em grupo e em sistema de circuito para que todos tenham a oportunidade de participar de cada atividade.
A organização pretende atender cerca de 150 crianças e adolescentes por dia, podendo chegar ao total de 1350 ao término do projeto.


Senado aprova benefícios trabalhistas para conselheiros tutelares


Senado aprova benefícios trabalhistas para conselheiros tutelares
Fonte da imagem: Google


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou no dia 21 de dezembro o PLS 278/09, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que concede aos conselheiros tutelares direitos trabalhistas, como direito a salário, férias, 13º salário, licenças paternidade e à gestante, além de cobertura previdenciária.

Ainda de acordo com o projeto, a escolha dos membros do conselho tutelar ocorrerá - em todo o território nacional - sempre no primeiro domingo após o dia 18 de novembro do ano seguinte ao das eleições majoritárias. A posse dos eleitos deverá se dar no dia 10 de janeiro do ano posterior ao processo de escolha.

O relator da matéria, senador Gim Argello (PTB-DF), vinculou o Conselho Tutelar à administração pública local e ampliou o mandato dos conselheiros de três para quatro anos, com direito a reeleição. O senador propõs, ainda, duas medidas no PLS. Em primeiro lugar, admitiu a instalação de mais de um conselho tutelar no Distrito Federal e em municípios divididos em microrregiões ou regiões administrativas. Depois, eliminou a garantia de prisão especial em caso de crime comum para o conselheiro tutelar, avaliada pelo relator como medida "discriminatória e inconstitucional".

O PLS, que tramita em caráter conclusivo, ainda passará pela apreciação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

* Informações da Agência Senado