sexta-feira, 2 de março de 2012

Selo UNICEF Edição 2009 - 2012 na reta final


Estamos nos aproximando da reta final da Edição 2009 - 2012. Não há dúvidas de que Caucaia que participa da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado sairá vitoriosa, independente de receber a certificação ou não, pois o processo de participação em uma edição é tão rica e tão intensa que deixa aprendizados em todos os envolvidos: população adulta, infanto-juvenil e gestores e assim, refletindo na política pública destinada a crianças e adolescentes.

Caucaia iniciou “concorrendo” com 31 municípios.  Ao longo desse caminho, marcado por conquistas, superações, desafios, aprendizados, 04 municípios não seguiram na "competição". Entre essas razões está a não realização de requisitos da metodologia do Selo, a exemplo do 1º Fórum e da solicitação de visita do mediador para o 2º Fórum, a ser realizado em maio ou junho deste ano.

O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. Além de mobilizar, o Selo prevê atividades de capacitação, comunicação, monitoramento, avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia de direitos humanos das crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF lembra que o trabalho dos municípios não se encerra a cada edição e muito menos com a certificação. Ao contrário, vencer ou não uma edição do Selo UNICEF reforça nos municípios a necessidade de continuar trabalhando para que cada um de seus meninos e meninas viva com plenitude e dignidade, tendo seus direitos respeitados e efetivados.

Confira a Agenda para 2012:


Nenhum comentário:

Postar um comentário