quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Desafio projeto PCL- Semeando valores visitam Secretarias e estimulam servidores públicos a prática de atividades físicas


Quarta-feira (25) Dia do Desafio, Estagiários do Projeto PCL- Semeando Valores entram na campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e visitam secretarias municipais. Em 2010, 20 países participaram da ação, representados por mais de 3 mil cidades. Há 16 anos, o Brasil participa do evento.

Várias escolas e empresas também estarão engajadas em atividades ao mesmo tempo e qualquer pessoa que esteja realizando atividade individual ou em grupo pode registrar a participação através do número 3342 8041 e 3342 2182 . No Ceará, 129 municípios estão inscritos para participar do Dia do Desafio (o que corresponde a 70% do Estado).

Como Funciona

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA - The Association For International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.


Desde 2000, o SESC São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e em todo o Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. “É um compromisso que cada um estabelece com a vida – a sua e a do próximo, a quem ele dá o exemplo ao integrar essa atividade de mobilização mundial; a essa postura cidadã e, consequentemente, coletiva que prima pelo bem-estar da saúde das pessoas.”, declara Regina Leitão, Diretora Regional do SESC Ceará.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CRAS do Grilo encerra Caravana da Saúde

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Antônio Façanha de Menezes, no bairro Grilo, encerrou nesta quinta-feira, dia 19 de maio, o projeto Caravana da Promoção da Saúde, com a presença dos participantes do projeto. A caravana, realizada de março a abril, realizou visitas em escolas e residências dos nove bairros atendidos pelo CRAS para orientar à população quanto à importância do tratamento da água para consumo e das medidas de prevenção contra dengue.

Quatro escolas foram visitadas e mais de 1.200 pessoas receberam orientação dos profissionais envolvidos no projeto, através das visitas domiciliares. Além das orientações, as visitas serviram também para apresentar à comunidade os serviços de assistência social oferecidos pelo CRAS, como grupos de convivência de idosos, gestantes, mulheres, cursos de capacitação e o ProJovem Adolescente.

Segundo a assistente social Eveline Alves, a idéia do projeto veio com a preocupação dos profissionais do CRAS com a água que muitos da comunidade consumiam, sem o tratamento adequado. Outra preocupação era a incidência de casos de dengue. “As visitas foram muito produtivas, pois além de repassarmos as orientações, ouvimos as pessoas e pudemos conhecer a realidade delas”, disse Eveline. A subsecretária de Assistência Social e Combate à Fome, Kathia Kelly Teixeira, afirmou ainda que pretende levar o projeto para outros CRAS do município, com o objetivo de orientar um número ainda maior de caucaienses.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Faça parte desta campanha e escolha ser do time da Gisele Bündchen ou do Don Cheadle


Você é do time da Gisele Bündchen ou do Don Cheadle?

Os Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA se enfrentam em desafio ambiental.
Registre sua atividade, escolha o seu time e participe do Desafio do WED!

Não é todo dia que você tem a chance de ver uma super modelo internacional competir com um ator hollywoodiano! Agora que estamos na contagem regressiva para o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), que acontece anualmente no dia 5 de junho, Gisele Bündchen e Don Cheadle se enfrentam no desafio do WED – e eles estão famintos por votos!

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um dia para ação positiva pelo nosso planeta e ressalta que o poder de ações individuais, quando combinadas, se torna exponencial. Na corrida para o WED, indivíduos, comunidades e organizações de todos os setores da sociedade podem postar na internet detalhes sobre os eventos verdes que planejaram para celebrar a data.

E para os Embaixadores da Boa Vontade, é aí que a batalha começa. Quando você for registrar a sua atividade do WED, você será questionado se deseja registrar sua atividade em nome do Don ou da Gisele.

Suas atividades podem ser as mais variadas: você pode mudar o hábito de usar sacolas de plástico e passar a usar sacolas reutilizáveis (e convencer toda a família a fazer o mesmo), deixar o carro em casa e pegar carona com os amigos ou mesmo organizar um dia de plantio de árvores na sua escola ou universidade. Todo mundo pode participar e as atividades podem ser grandes, pequenas, locais, internacionais, barulhentas ou discretas. O importante é que sejam verdes e que contribuam para a preservação do nosso planeta.

Os Embaixadores já fizeram suas propostas e você pode conferir no vídeo da campanha. Gisele, cheia de boa vontade, se comprometeu a plantar uma árvore para cada atividade registrada em seu nome. Já Don Cheadle, com muita confiança, prometeu plantar duas.

O legal é que quando os votos forem calculados no dia 5 de junho, eles resultarão em uma nova floresta plantada pelo vencedor, deixando assim um legado perfeito para a comunidade global do WED. Quanto mais atividades forem registradas, maior será a floresta!

Afinal, você vai entrar para o time da Gisele ou para o time do Don?

Visite www.unep.org/wed para pesquisar ideias de ações para o WED e conte ao mundo o que você está fazendo.

Fonte: http://www.selounicef.org.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1º Seminário Municipal de Prevenção e enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realiza o 1º Seminário Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser realizado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua 15 de novembro, 1404 - Centro), das 8 às 16 horas.

Seminário terá o objetivo de mobilizar os caucaienses contra a exploração sexual infantil, nesta quarta-feira, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Turismo, Cultura e Lazer, a Comissão Pró-Selo UNICEF, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA, além de diversas entidades governamentais e não-governamentais envolvidas na defesa das crianças e dos adolescentes e a comunidade participarão de um dia de discussões sobre medidas de prevenção e de combate à exploração sexual e sobre ações para garantir proteção integral às crianças e adolescentes do município.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Operação Quintal Limpo continua no combate à dengue




Caucaia continua na luta contra o mosquito transmissor da dengue e a Prefeitura Municipal de Caucaia, com a participação de várias secretarias coordenadas pela Secretaria de Saúde, realizou mais uma semana da Operação Quintal Limpo, no conjunto Nova Metrópole. Serão realizadas visitas domiciliares, mutirões de limpeza dos quintais, coleta de lixo, vedação de caixas d’água em prédios públicos e campanhas de conscientização com a população.


Escolas do bairro e lideranças comunitárias participaram das atividades de mobilização e conscientização da população. Todos devem cuidar do próprio quintal e evitar o acúmulo de água limpa em depósitos sem proteção. Para que a informação chegasse a todos, a secretaria distribuiu folhetos informativos, utilizou carros de som e visitou as famílias do bairro, casa a casa, em busca de focos do mosquito e para explicar os cuidados que todos devem ter dentro de suas residências.
Além da Operação Quintal Limpo, no Nova Metrópole, outras atividades foram realizadas no CRAS Francisco de Assis e na Tenda da Saúde, montada na entrada do conjunto (próximo ao supermercado Legal), com apresentações artísticas sobre o combate à dengue e com profissionais orientando a população sobre a doença.

Informações: Secretaria de Saúde - (85) 3342.8023

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ARCA LANÇA 1ª EDIÇÃO DO PROJETO JOGOS DE APRENDER



Projeto Jogos de Aprender é lançado através da ONG ARCA no município de Caucaia. O Projeto visa destacar a importância da pratica esportiva e do lazer no processo de aprendizagem, além de temas ligados à cidadania e ao meio ambiente.




A importância da pratica esportiva e do lazer no processo de aprendizagem, serão desenvolvidos no projeto além de temas ligados à cidadania e ao meio ambiente. Entre as iniciativas previstas está a produção da coleção de cartilhas educativas, intitulada Coleção Jogos de Aprender e Brincar. Onde o material abordará o direito de brincar e praticar esportes associados ao ensino de português e matemática. Sua didática será fundamentada no construtivismo, onde crianças e adolescentes serão incentivados participar, através de desenhos, jogos e pinturas complementares.

“Nosso desejo é que a cartilha possa servir como material didático e de informação para as 15 escolas parceiras do projeto, além de sensibilizar a sociedade cearense sobre este direito social, que na maioria das vezes não é respeitado. A previsão é que sejam distribuídas aproximadamente um total de 20.000 exemplares (5.000 exemplares de cada cartilha), afirma Milza Raadsen Coordenadora geral da ARCA.

O Projeto Jogos de Aprender conta com o apoio do Ministério do Esporte, grupo M. Dias Branco/Fortaleza, Oi Futuro e Coelce. O projeto será executado de abril de 2011 a abril de 2012.





Além de todos os objetivos citados, o projeto desevolverá também uma relação direta dos jogos e das atividades esportivas com os conteúdos pedagógicos de sala de aula; desenvolver competências e dar oportunidade para novas experiências formativas que preparam para a vida adulta; favorecer a convivência familiar e comunitária e contribuir com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), a partir do acompanhamento das políticas públicas destinadas à infância. Além disso, o projeto também irá colaborar com ações de esporte e cidadania em parceria com a prefeitura de Caucaia, visando a obtenção do Selo Unicef – Município aprovado, no qual a cidade está inscrita.


Para mais informações
Milza Gomes Raadsen ( coordenadora geral ARCA) – 3223.4100 / 9619.3639
Kelviane Gomes (coordenadora do projeto Jogos de Aprender) - 8778 2276
www. arcafortaleza.org.br





Fonte: http://arcafortaleza.org.br/noticias.php?id=40