quarta-feira, 17 de agosto de 2011

I CAMPEONATO DE PIPAS DE CAUCAIA

No dia 13 de Agosto de 2011 foi realizado o I Campeonato de Pipas do Município de Caucaia. O evento foi realizado pelo IMAC e Centro de Convivência Dom Helder Câmara com apoio da Comissão Pró Selo UNICEF, Assessoria de Comunicação, Gabinete do Prefeito, Secretaria de Assistância Social e a iniciativa privada representada pelas empresas: Sorvetes Pardal, Salgadinhos Lype e CIGEL.
O evento aconteceu no campo de futebol localizado na comunidade Tapeba, às margens da BR 222. Tendo como objetivo promover atividades lúdicas (Empinar Pipas) com crianças e adolescentes do município de Caucaia.

Empinar pipas (ou raias, corujas,papagaio, etc) ja teve vários objetivos ao longo da história da humanidade, ja foi dispositivo militar, instrumento de sinalização e até ja foi usado em análises atmosféricas. A partir do Século XII as crianças , na Europa, ja utilizavam as pipas como brinquedo.

O referido evento aconteceu dentro das festividades da Padroeira do município e Dia do Estudante; inscreveram-se no evento 48 crianças e adolescentes que concorreram aos prêmios, no entanto, o evento teve a participação de, aproximadamente, 200 pessoas. Os participantes fizeram suas inscrições e receberam instruções de como empinar suas pipas de forma correta para, dessa forma, evitar acidentes principalmente na rede elétrica e com o uso do Cerol).
Além da diversão proporcionada e da distribuição de prêmios , o evento teve o objetivo de difundir a importância de não usar cerol na linhas e/ou linhas com potencial cortante. Tal medida previne a ocorrência de acidentes graves e até fatais.

Resultados

O evento fomentou a realização de atividades recreativas entre pais e filhos no município de Caucaia; diversas crianças empinaram suas pipas com a participação dos pais que, embora fizesse muito calor, não se incomodaram e ficaram por, aproximadamente, 4 horas no local do evento.

Cada participante foi julgado por uma comissão formada por servidores do IMAC, do Centro de Convivência, Comissão Selo UNICEF e Iniciativa Privada de Caucaia.

No final do evento foram premiados 4 participantes de acordo com o desempenho, criatividade, originalidade e habilidade em empinar suas pipas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário