quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lata, cor e ritmo mobilizam jovens de Jandaiguaba


Engana-se quem achar que para "bater lata" não precisa aprender. Os meninos e meninas ensaiam duas vezes por semana, sempre as terças e quartas-feiras, de 17 as 18 horas, na própria escola. Ritmo, sintonia e peculiaridades de cada instrumento são repassados pelo professor. Os ritmistas são responsáveis pela confecção de seu instrumento. "São feitos manualmente, em casa, pelos próprios componentes da banda, sob minha orientação", disse.

O material reciclável é arrecadado através de doações no próprio Município.
Através de apoio da madrinha, dona Mirtô (Mirtes Silva de Menezes), do Selo Unicef; o grupo gestor da escola, como o diretor, Narciso da Costa; a coordenadora, Raquel Calado; o coordenador do Mais Educação, Danusio Oliveira da Silva; e a secretária, Edilaine Figueiredo, estes sempre nos apoiam", afirmou a criançada.

Para preparação, os estudantes recebem o material doado, limpam, lixam e enfeitam as latas. Com tintas, cores e correias, o que provavelmente tornaria-se lixo, vira tambores, para alegria dos pequenos ritmistas.

Leonilson aponta o envolvimento da garotada como um dos méritos do projeto. "Hoje os alunos são convidados para apresentações em vários eventos na escola, em escolas vizinhas, e em vários eventos". "Eles recebem educação e a gente a felicidade em repassar o conhecimento", afirmou Leonilson.

Mesmo com as dificuldades em transportar os equipamentos e conseguir doações, o grupo está aberto para novas inscrições. O aluno que quiser entrar no projeto basta procurar a direção da escola. Para doações, procurar a Escola Maria Helena Moreira da Silva bo Distrito de Capuan - Caucaia ou o professor Leonilson da Costa através do telefone (85) 8763.3388.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Publicado em Publicado em 31 de maio de 2011
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=989605


Nenhum comentário:

Postar um comentário