terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alunos do Município de Caucaia visitam Assembléia Legislativa

Estudantes da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Vicente Torquato Araújo fizeram visitação a Assembléia Legislativa, as 8 horas do dia 31 de agosto, participando do Projeto Construção Compartilhada da Cidadania.

Os alunos visitaram departamentos da Casa, como a Biblioteca César Cals de Oliveira, Plenário 13 de Maio e o Painel da Rádio FM Assembléia. Também assistiram ao vídeo institucional sobre o funcionamento da Assembléia Legislativa. A assessora jurídica da Procuradoria da Assembléia, Pauline Caula, abordou assuntos ampliando conhecimentos e explicou a competência dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que compõem a organização política da União, estados e municípios. A história da Assembléia foi apresentada através de textos, imagens, vídeos e áudios.

O projeto tem como objetivos levar aos jovens e demais segmentos das escolas e instituições de ensino superior do Estado do Ceará noções de cidadania, bem como fornecer orientações sobre os direitos e deveres do cidadão e é Coordenado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Projeto Praça, Cultura e Lazer Continua em Atividade

Durante o mês de férias o Projeto Praça, Cultura e Lazer continuou ativo. As crianças puderam participar de brincadeiras, atividades recreativas e esportivas nos locais onde estudam enquanto se preparavam para o início das aulas. Esse tipo de trabalho também ajuda aos pais, que ficam tranquilizados em saber que seus filhos estão ocupando o tempo participando de ações voltadas para o desenvolvimento e com pessoas especializadas.



O Projeto está atendendo às crianças no período de segunda a quinta-feira, a partir de 7 horas até 11 horas, em sete escolas municipais.

Cronograma:Segunda-feira
E.E.I.E.F Corália Gonzaga Sales e
E.E.I.E.F Flávio Portela Marcílio

Terça-feira
E.E.I.E.F Cel. Raimundo Oliveira e
E.E.I.E.F Iná Arruda
Quarta-feira
E.E.I.E.F Nair Guerra

Quinta-feira
E.E.I.E.F Danilo Sá Benevides e
E.E.I.E.F Augusto César

Informações cedidas pela Professora Eliaine França.

Caucaia Realiza Encontros Preparatórios Para Fórum.

No mês de setembro acontecerá no município de Caucaia o I Fórum comunitário. Em virtude disso, a Comissão Pró-Selo UNICEF, em parceria com a Secretaria de Articulação Política, efetuou no mês de julho oito oficinas de estudos em comunidades especificas, objetivando divulgar o engajamento do município para que sejam realizadas mais ações e melhorias voltadas para as crianças e adolescentes.

Os Encontros foram marcados pela presença ativa das comunidades e ocorreram nas localidades dos Sítios Novos e Catuana, situadas na Br-222, Garrote, Jurema, Br-020, Sede, Comunidade Quilombola e Comunidade Indígena. Os presentes participaram dando opiniões e discutiram formas de estabelecer melhores condições de vida para os jovens das determinadas regiões.

As oficinas foram ministradas por representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Combate a Fome e Instituto do Meio Ambiente de Caucaia. Os participantes puderam obter informações referentes ao funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e sobre o Conselho Tutelar, dentre vários outros assuntos também abordados em questão.